O envelhecimento da pele é causado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Mas não é só a pele que sofre as transformações do tempo, todo o arcabouço ósseo, gorduroso e muscular da face sofrem transformações com o passar dos anos.

Ao envelhecer os ossos da face sofrem transformações muito bem conhecidas pelos médicos dermatologistas. O crânio sofre uma expansão global em que há aumento do diâmetro da cavidade orbitária e da abertura piriforme (região do nariz). Essas modificações ajudam na formação de olheiras e queda da ponta no nariz.⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ocorre também redimensionamento das bolsas de gordura da face, algumas aumentam e outras reduzem, seguindo os efeitos cumulativos da gravidade e da reabsorção óssea. Isso somado ao aumento de flacidez da pele provoca um comprometimento importante da estética facial.

A região malar (maçã do rosto) e mandibular (queixo) sofrem alterações que se traduzem como retrações, aumentando também o aspecto envelhecido da face.

A compreensão da dinâmica do envelhecimento da face é a chave para os procedimentos estéticos corretivos realizados pelo médico dermatologista.

Você conhecia esse remodelamento facial com o envelhecimento? ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Referências

  1. Mendelson B, Wong CH. Changes in the facial skeleton with aging: implications and clinical applications in facial rejuvenation. Aesthetic Plast Surg. 2012;36(4):753-760. doi:10.1007/s00266-012-9904-3

  2. Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face – André Braz – Ed. 1ª/2017


Dr. Rodrigo Alves

Especialista em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo, graduação em medicina na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e no New York Institute of Technology (graduação sanduíche). Atua na área de dermatologia clínica, cirúrgica e estética em consultórios na grande São Paulo e São José dos Campos.

Minhas Postagens

Acompanhe meu blog

Deixe seu email e receba as novidades em primeira mão sempre que o blog for atualizado.


    CNPJ 32.945.137/0001-05

    Este website tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento. Segundo recomendação do Conselho Federal de Medicina, em caso de dúvida, o médico sempre deve ser consultado, pois só ele está habilitado para praticar o ato médico. Dr. Rodrigo Alves – CRM – SP: 191.578 | RQE: 92.094

    Atendimento

    Privacidade e LGPD

    Copyright ©2025 Todos os direitos
    reservados para Rodrigo Alves Dermatologia

    Design by