Apesar do nome, o Molusco contagioso não é causado nem transmitido por moluscos. Trata-se de uma infecção de pele causada por um poxvírus. É muito comum na infância, mas também pode ocorrer em adultos.⠀⠀⠀⠀⠀
As lesões características são pequenas bolinhas (pápulas) na pele, com uma covinha no centro (chamamos de umbilicação central), da cor da pele ou mais clarinhas, que medem de 2 a 5mm. Não doem e não costumam coçar.
A transmissão pode ocorrer pelo contato direto com uma pessoa infectada, ou pelo uso de objetos compartilhados, como toalha de banho, toalha de rosto ou outros objetos de uso pessoal.
A infecção pode se resolver sozinha dentro de alguns meses. Mas normalmente procura-se tratar, para evitar a transmissão para outros locais do corpo ou para outras pessoas.
Existem várias formas de tratar, com pequenos procedimentos ou com medicações tópicas. O melhor tratamento será escolhido junto com o seu médico a depender da localização, da extensão e das preferências da família.
O importante é não mexer ou tentar espremer essas lesões em casa, pois pode levar à infecções mais graves da pele e transmitir o vírus para outros locais do corpo!
Dr. Rodrigo Alves
Especialista em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo, graduação em medicina na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e no New York Institute of Technology (graduação sanduíche). Atua na área de dermatologia clínica, cirúrgica e estética em consultórios na grande São Paulo e São José dos Campos.
13/04/2021
Você conhece a psoríase palmoplantar?
Essa doença é uma variante localizada da psoríase (3-4% dos casos de psoríase) que afeta…
13/04/2021
Vamos conhecer um pouco mais sobre a psoríase?
A apresentação clínica mais comum consiste em placas eritematosas (avermelhadas), bem…
13/04/2021
Você conhece os efeitos do sol no envelhecimento da pele?
A radiação solar é uma mistura de ondas eletromagnéticas de vários tamanhos. Apenas uma…