A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, que ocorre em crises, com períodos de piora e outros de remissão. Pode apresentar uma grande variedade de apresentações clínicas.

É uma doença relativamente comum, e tem sua prevalência aumentada em países mais distantes da linha do equador, ou seja, com menor tempo de exposição solar. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Hoje mostraremos um pouco sobre um acometimento específico, a psoríase das unhas. Normalmente é notada após o início de lesões da psoríase na pele, mas podem ocorrer concomitantemente ou antes do início da psoríase em outras áreas. Ocasionalmente podem ser a única manifestação da psoríase.

A alteração típica é o pitting, que consiste em minúsculas cavidades na superfície da unha. Outras alterações incluem leuconíquia (manchas brancas), pontos vermelhos e  até desintegração da unha.

O exame das unhas é parte fundamental da consulta dermatológica e pode ajudar no diagnóstico de várias doenças de pele. Você já teve suas unhas examinadas por um especialista?

Referências:⠀

  1. Klaassen KM, van de Kerkhof PC, Pasch MC. Nail psoriasis: a questionnaire-based survey. Br J Dermatol 2013; 169:314.

  2. Van der Velden HM, Klaassen KM, van de Kerkhof PC, Pasch MC. Fingernail psoriasis reconsidered: a case-control study. J Am Acad Dermatol 2013; 69:245.

  3. Brazzelli V, Carugno A, Alborghetti A, et al. Prevalence, severity and clinical features of psoriasis in fingernails and toenails in adult patients: Italian experience. J Eur Acad Dermatol Venereol 2012; 26:1354.


Dr. Rodrigo Alves

Especialista em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo, graduação em medicina na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e no New York Institute of Technology (graduação sanduíche). Atua na área de dermatologia clínica, cirúrgica e estética em consultórios na grande São Paulo e São José dos Campos.

Minhas Postagens

Acompanhe meu blog

Deixe seu email e receba as novidades em primeira mão sempre que o blog for atualizado.


    CNPJ 32.945.137/0001-05

    Este website tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento. Segundo recomendação do Conselho Federal de Medicina, em caso de dúvida, o médico sempre deve ser consultado, pois só ele está habilitado para praticar o ato médico. Dr. Rodrigo Alves – CRM – SP: 191.578 | RQE: 92.094

    Atendimento

    Privacidade e LGPD

    Copyright ©2025 Todos os direitos
    reservados para Rodrigo Alves Dermatologia

    Design by