Ao nascer a pele do bebê está estruturalmente formada, mas apresenta imaturidade em vários aspectos. Principalmente no que diz respeito a sua capacidade de se proteger contra agentes externos.

A avaliação da pele de um recém nascido é de grande importância, pois essa fase de transição é marcada por diversos processos, muitos dos quais podem se manifestar como doenças. Por ser algo bastante frequente, o acometimento cutâneo do recém nascido faz parte do conhecimento geral do médico pediatra.

O período neonatal é repleto de manifestações cutâneas e virtualmente todos os neonatos podem ser acometidos por condições dermatológicas. A maioria dessas manifestações são benignas e autolimitadas, mas costumam assustar pais e cuidadores.

Uma pequena parte delas podem ser graves e ameaçadoras à vida, em especial as relacionadas às infecções congênitas.

Consulte sempre seu médico pediatra de confiança!


Dr. Rodrigo Alves

Especialista em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo, graduação em medicina na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e no New York Institute of Technology (graduação sanduíche). Atua na área de dermatologia clínica, cirúrgica e estética em consultórios na grande São Paulo e São José dos Campos.

Minhas Postagens

Acompanhe meu blog

Deixe seu email e receba as novidades em primeira mão sempre que o blog for atualizado.


    CNPJ 32.945.137/0001-05

    Este website tem caráter informativo e educacional. O paciente jamais deve usar seu conteúdo para autodiagnóstico ou autotratamento. Segundo recomendação do Conselho Federal de Medicina, em caso de dúvida, o médico sempre deve ser consultado, pois só ele está habilitado para praticar o ato médico. Dr. Rodrigo Alves – CRM – SP: 191.578 | RQE: 92.094

    Atendimento

    Privacidade e LGPD

    Copyright ©2025 Todos os direitos
    reservados para Rodrigo Alves Dermatologia

    Design by