Os cuidados com a pele do bebê são de extrema importância, em especial na área das fraldas já que essa região é frequentemente acometida por condições evitáveis.
A área coberta pelas fraldas fica submetida a oclusão com fezes e urina conferindo um pH alcalino com lipases e proteases que comprometem o delicado estrato córneo da pele. Assim, recomenda-se troca frequente das fraldas e uso de fraldas com alta capacidade absortiva.
A limpeza da área com algodão e água é o ideal. Evite os lenços de limpeza, pois muitos deles contêm agentes irritativos capazes de causar dermatite de contato, como as fragrâncias. O uso de geleia de vaselina nessa região confere uma camada de proteção extra contra os efeitos irritativos da urina e das fezes.
Em relação à exposição solar, os bebês apresentam uma epiderme fina e com baixa produção de melanina, sendo portanto mais suscetíveis aos danos da radiação ultravioleta. A exposição solar excessiva na infância parece aumentar o risco de câncer de pele na vida adulta.
O uso de protetor solar em bebês com menos de 6 meses não é recomendado de rotina. Assim, deve-se manter o bebê protegido do sol na sombra.⠀⠀⠀⠀
Consulte seu médico dermatologista!
Dr. Rodrigo Alves
Especialista em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo, graduação em medicina na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e no New York Institute of Technology (graduação sanduíche). Atua na área de dermatologia clínica, cirúrgica e estética em consultórios na grande São Paulo e São José dos Campos.
13/04/2021
Você conhece a psoríase palmoplantar?
Essa doença é uma variante localizada da psoríase (3-4% dos casos de psoríase) que afeta…
13/04/2021
Vamos conhecer um pouco mais sobre a psoríase?
A apresentação clínica mais comum consiste em placas eritematosas (avermelhadas), bem…
13/04/2021
Você conhece os efeitos do sol no envelhecimento da pele?
A radiação solar é uma mistura de ondas eletromagnéticas de vários tamanhos. Apenas uma…