Ao nascer a pele do bebê está estruturalmente formada, mas apresenta imaturidade em vários aspectos. Principalmente no que diz respeito a sua capacidade de se proteger contra agentes externos.
A avaliação da pele de um recém nascido é de grande importância, pois essa fase de transição é marcada por diversos processos, muitos dos quais podem se manifestar como doenças. Por ser algo bastante frequente, o acometimento cutâneo do recém nascido faz parte do conhecimento geral do médico pediatra.
O período neonatal é repleto de manifestações cutâneas e virtualmente todos os neonatos podem ser acometidos por condições dermatológicas. A maioria dessas manifestações são benignas e autolimitadas, mas costumam assustar pais e cuidadores.
Uma pequena parte delas podem ser graves e ameaçadoras à vida, em especial as relacionadas às infecções congênitas.
Consulte sempre seu médico pediatra de confiança!
Dr. Rodrigo Alves
Especialista em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo, graduação em medicina na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e no New York Institute of Technology (graduação sanduíche). Atua na área de dermatologia clínica, cirúrgica e estética em consultórios na grande São Paulo e São José dos Campos.
13/04/2021
Você conhece a psoríase palmoplantar?
Essa doença é uma variante localizada da psoríase (3-4% dos casos de psoríase) que afeta…
13/04/2021
Vamos conhecer um pouco mais sobre a psoríase?
A apresentação clínica mais comum consiste em placas eritematosas (avermelhadas), bem…
13/04/2021
Você conhece os efeitos do sol no envelhecimento da pele?
A radiação solar é uma mistura de ondas eletromagnéticas de vários tamanhos. Apenas uma…